quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alegria, Alegria!


Olá pessoal!! Tudo bem?

Hoje eu vim falar para vocês um pouco da minha trajetória como fotógrafa...

Antes de eu ser fotógrafa de crianças; famílias; casais e gestantes, eu sou FOTÓGRAFA.

Quando eu ainda era criança, me lembro de algumas conversas com uma amiga, em que fazíamos planos para sermos jornalistas e sairmos pelo mundo fotografando tudo: guerras, culturas diferentes, pessoas... Queríamos sair pra ver o mundo das revistas com nossos próprios olhos, mas crescemos, a amizade esfriou e eu decidi que queria ser veterinária.

Durante anos estive certa de que queria cuidar dos animais, ter um sítio onde eu pudesse levar todos os cachorros e gatos de rua, ter cavalos e muitas galinhas, porcos e porquinhos da índia... E foi então que chegou a hora da bendita inscrição do vestibular e sem entender muito o porquê, marquei comunicação social – jornalismo. Porque cargas d’água eu tinha feito isso? Não sei. Talvez algum desejo de criança bem escondidinho tenha falado mais alto naquela hora...

Comecei a faculdade de jornalismo e durante algum tempo fiquei perdida, sem saber se era aquilo mesmo que eu queria e ainda sem entender o porquê de mudar de profissão assim, tão repentinamente.

Mas, foi durante as aulas de fotojornalismo, “fuçando” as câmeras da faculdade e entretida no laboratório de revelação, que a ficha caiu! Eu estava ali, única e exclusivamente para aprender o que seria minha profissão. O amor pela fotografia foi instantâneo! Aposto que você também acredita em amor à primeira vista, não é mesmo?! hehehe

Ainda durante a faculdade de jornalismo aprendi muito do que sei hoje sobre fotografia, tanto da história, como de técnicas e até mesmo técnica de laboratório de revelação e ampliação... Todo esse período de aprendizado foi mágico, foi um tempo de aprender com erros e acertos, de ficar horas na sala escura de revelação discutindo sobre técnicas e de sair de lá correndo para comemorar a fotografia fodástica que tinha conseguido! Todas as experimentações e descobertas ainda estão impregnadas em meu olhar.

Ainda bem eu não me contentei apenas com o que aprendi durante a faculdade e fui estudar mais. Além de estudar muito sozinha, pesquisando na internet, lendo livros e revistas sobre fotografia eu quis mais.

Mudei-me pro Rio de Janeiro para me pós – graduar em fotografia. Neste período da pós, percebi que durante toda a minha vida como fotógrafa, eu tinha produzido um material muito importante para a cultura da minha cidade – Nova Era, MG.

Foram 5 anos fotografando a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece todos os anos no último final de semana de outubro. A cidade inteira se colore com fitas de cetim e reflete a alegria de seus participantes nos espelhos de seus capacetes ao som de muito tambor, pandeiro e matraca...

Foi então que decidi mostrar esse trabalho para todos e usá-lo como projeto de conclusão da pós. Fiz um livro, filho único, que me rendeu muitos elogios e mais que isso, muita satisfação. É lindo ver seu trabalho ali, impresso, palpável...

O mais legal disso tudo, é que depois desse trabalho publicado, eu virei uma referência em minha cidade. Sempre quando alguém precisa de uma imagem da Festa me procuram, comentam sobre meu trabalho e sempre me perguntam se “esse ano” eu vou lá fotografar.

E é com prazer que hoje mostro para vocês duas das minhas fotografias publicadas na Revista DeFato (Itabira-MG), ilustrando uma matéria linda escrita pela jornalista Patrícia Emiliano sobre o Congado de Nova Era e região. (nas fotografias do post, página 1 abertura da matéria e página 3.)

Mas então, eu contei isso tudo porque quero dizer para vocês, meus queridos clientes e amigos, que além de fotografar crianças; famílias; casais e gestantes, eu tenho outros trabalhos em paralelo. São projetos que estão em constante construção, dos que nós fotógrafos chamamos de autorais.

Provavelmente eu vou gostar de alguma fotografia que fiz no dia do seu ensaio e vou acrescentá-la a um projeto meu. E um dia, não muito longe, pretendo mostrar para todos uma conclusão desses trabalhos, em um livro ou em uma exposição. =)

É isso meus queridos, hoje eu escrevi muito, abri meu coração e contei mais um pouquinho sobre mim e sobre o amor que tenho pela minha profissão.
Beijokas e até o próximo post.

página 1

página 2

página 3

página 4